terça-feira, 20 de fevereiro de 2007



Artrologia




Fonte:Foto tirada pelo grupo na Fazu.


Definição:


É o estudo das articulações. Articulação é a junção de dois ou mais ossos.

Fonte:foto tirada pelo grupo no
laboratório de anatomia da
Fazu.

Classificação:
De acordo com o meio de união entre as superfícies articulares. Elas podem ser classificadas em:

  • Fibrosas

  • Cartilaginosas

  • Sinoviais
Fibrosas:

As articulações fibrosas incluem todas as articulações nas quais os ossos são mantidos por tecido conjuntivo fibroso também conhecido como ligamento sutural.
Há três tipos principais de articulações fibrosas:
  • Suturas

  • Sindesmoses

  • Gonfoses

Fonte: Todas as fotos abaixo foram extraídas do site:http://docencia.udea.edu.co/ca/Anatomia/documentos/artrologia.pdf


Suturas:

Nas suturas as extremidades dos ossos têm interdigitações ou sulcos, que os mantêm íntima e firmemente unidos. Conseqüentemente, as fibras de conexão são muito curtas preenchendo uma pequena fenda entre os ossos. Este tipo de articulação é encontrado somente entre os ossos planos do crânio. Na maturidade, este tipo de articulação inicia o processo de ossificação, chamado de sinostose. As Suturas podem ser divididas em:

  • Sutura Plana

  • Sutura Escamosa

  • Sutura Serreadas

-Sutura Plana: São aquelas onde as bordas dos ossos que se unem são aplainados e arrendondados. Exemplo: Articulação internasal e interincisiva.



-Sutura Escamosa:Nestes tipos de articulações as bordas dos ossos são escamadas,de tal maneira que uma borda cobre a outra em forma de escama.Exemplos:Articulação entre a parte escamosa temporal e a parte pariental, Arco zigomático na articulação esfenotemporal.



-Sutura Serrátil: É aquela na qual as bordas dos ossos que se unem apresentam irregularidades que se encaixam entre si de maneira serrada.




  • Sindesmose:

Articulacões entre os ossos do corpo. Ex: metacarpos do eqüino, rádio e ulna. Nestas suturas o tecido interposto é também o conjuntivo fibroso, mas não ocorre nos ossos do crânio. Na verdade, a Nomenclatura Anatômica só registra dois exemplos: sindesmose tíbio-fibular e sindesmose radio-ulnar.



  • Gonfoses
    Também chamada de articulação em cavilha, é uma articulação fibrosa especializada restrita à fixação dos dentes nas cavidades alveolares na mandíbula e maxilas. O colágeno do periodonto une o cemento dentário com o osso alveolar.

  • Articulações Cartilaginosas:
    Nas articulações cartilaginosas os ossos são unidos por cartilagem pelo fato de pequenos movimentos serem possíveis nestas articulações.De acordo com a natureza histológica da cartilagem de união,classificam-se em dois tipos:

-:Sincondroses: Os ossos de uma articulação do tipo sincondrose estão unidos por uma cartilagem hialina. Muitas sincondroses são articulações temporárias, com a cartilagem sendo substituída por osso com o passar do tempo ( isso ocorre em ossos longos e entre alguns ossos do crânio). As articulações entre as dez primeiras costelas e as cartilagens costais são sincondroses permanentes. Exemplos:



Sincondroses cranianas:

- Esfeno-etmoidal;
- Esfeno-petrosa;
- Intra-occipital anterior;
- Intra-occipital posterior;
- Sincondroses pós-cranianas:
- Epifisiodiafisárias;
- Epifisiocorporal;
- Intra-epifisária;
- Múltipla;
- Esternais;
- Manúbrio-esternal;
- Xifoesternal;
- Sacrais.

-Sínfises:

As superfícies articulares dos ossos unidos por sínfises estão cobertos por uma camada de cartilagem fibrosa. Entre os ossos da articulação há um disco fibrocartilaginoso é característica distintiva da sínfise. Esses discos por serem compressíveis permitem que a sínfise absorva impactos. A articulação entre os ossos púbicos e a articulação entre os corpos vertebrais são exemplos de sínfises. Durante o desenvolvimento as duas metades da mandíbula estão unidas por uma sínfise mediana, mas essa articulação torna-se completamente ossificada na idade adulta.
As sínfises:

- manúbrio-esternal;
- intervertebrais;
- sacrais;
- púbica;
- do mento.

  • Articulação Sinovial:
    Neste tipo de articulação, as faces articulares do ossos não estão em continuidade. Elas estão cobertas por uma cartilagem hialina especializada e o contato está restrito a esta cartilagem. O contato é facilitado por um líquido viscoso, o líquido sinovial, ou seja o meio interposto entre as superfícies articulares é um fluído, o líquido sinovial. Essas articulações são revestidas por uma cápsula fibrosa.

Composição da articulação sinovial:


-Cápsula Articular:
É uma membrana conjuntiva que envolve a juntura sinovial como um manguito. apresenta-se com duas camadas: a membra fibrosa (externa) e a membrana sinovial (interna). A primeira é mais resistente e pode estar reforçada, em alguns pontos por feixes também fibrosos, que constituem os ligamentos capsulares, destinados a aumentar sua resistência. Em muitas junturas sinoviais, todavia, existem ligamentos independentes da cápsula articular denominados extra-capsulares ou acessórios e em algumas, como na do joelho, aparecem também ligamentos intra-articulares. Ligamentos e cápsula articular tem por finalidade manter a união entre os ossos, mas além disso, impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais. A membrana sinovial é a mais interna das camadas da cápsula articular. É abundantemente vascularizada e inervada sendo encarregada da produção da sinóvia. Discute-se se a sinóvia é uma verdadeira secreção ou um ultra-filtrado do sangue, mas é certo que contem ácido hialurônico que lhe confere a viscosidade necessária a sua função lubrificadora.


Fonte:Foto tirada pelo grupo no laboratório da Fazu.


-Cavidade articular:É delimitada pela cápsula articular


-Cartilagem Articular:


*Natureza hialina.
*Reveste a superfície de contato de um osso com outro>
*Desprovida de inervação e vascularização.Portanto cartilagem não dói, somente haverá dor se haver atrito entre ossos.
*Envolve as epífises dos ossos, diminuindo o atrito entre eles.


Fonte:Foto tirada pelo grupo no laboratório da Fazu.


-Ligamentos:Ligamentos e capsula articular tem por finalidade manter a união entre os ossos, mas além disso, impedem o movimento em planos indesejáveis e limitam a amplitude dos movimentos considerados normais.

Temos três tipos de ligamentos:

* Ligamentos independentes da cápsula articular denominados extra-capsulares ou acessórios.

*Em algumas articulações, como na do joelho, aparecem também ligamentos intra-articulares.

*Ligamentos capsulares, (inseridos na capsula).

Fonte:Foto tirada pelo grupo no laboratório da Fazu.


-Liquído sinovial:

*Produzido pela membrana sinovial.

*Claro, transparente e mucoso.

*É constituído por:albumina,sais,gotículas lipídicas e células.

*É responsável pela lubrificação das superfícies articulares.

* Transporte de nutrientes e retirada de catabólicos da cartilagem articular.

-Discos e meniscos:
Em várias junturas sinoviais, interpostas as superfícies articulares, encontram-se formações fibrocartilagíneas, os discos e meniscos intra-articulares, de função discutida: serviriam a melhor adaptação das superfícies que se articulam( tornando-as congruentes ) ou seriam estruturas destinados a receber violentas pressões, agindo como amortecedores. Meniscos, com sua característica forma de meia lua, são encontrados na art. do joelho. Exemplo de disco intra-articular encontramos nas arts. esternoclavicular e ATM.

Fonte :Fotos tiradas pelo grupo no laboratório de anatomia animal da Fazu.

Fonte:Fotos tiradas pelo grupo no laboratório de anatomia animal da Fazu.

Diagrama:

Algumas Diartrose:

Coluna Vertebral
ATM
Ombro
Cotovelo
Rádio-Cárpica
Quadril
Joelho
Tibio-Fibular
Talo-Crural

-Lábios:

*Anéis de fibrocartilagem em superfície articular côncava.

*Evitam fraturas nas bordas.

*Aprofundam a cavidade.

*Lábio glenoidal: na escápula.*Lábio acetabular: na pelve

Fonte:Fotos tiradas pelo grupo no laboratório de anatomia animal da Fazu.